A partir deste domingo (28), passageiros do transporte coletivo do Rio de Janeiro não poderão mais pagar a tarifa em dinheiro nos ônibus municipais. A estratégia visa promover a digitalização do sistema de bilhetagem, restringindo o pagamento às opções eletrônicas, como o cartão Jaé, aplicativos e transações por PIX.
A mudança, que vem sendo preparada desde maio, faz parte do esforço municipal de modernizar o serviço de transporte público na cidade. A implantação do novo procedimento tem obtido ampla adesão, com mais de 200 mil usuários adotando o uso do cartão Jaé e mais de 345 mil embarques realizados via PIX até o momento.
Atualmente, aproximadamente 4% das viagens são realizadas com pagamento em dinheiro, enquanto a maior parte dos passageiros já utiliza os meios digitais. A partir de agora, as opções eletrônicas serão as únicas formas válidas para pagamento nas catracas dos ônibus municipais.
Acompanhe o Ora Veja para mais notícias em tempo real.