O Ministério da Saúde anunciou neste sábado (27) a inauguração da primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) inteligente do Sistema Único de Saúde (SUS). Localizada no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, no Rio de Janeiro, a unidade simboliza o início de uma rede nacional de UTIs com tecnologia avançada, promovendo a digitalização e a modernização do cuidado hospitalar no país.
A iniciativa introduz sistemas conectados, recursos de inteligência de dados e outras tecnologias que visam aprimorar a gestão clínica e facilitar a tomada de decisões rápidas por parte dos profissionais de saúde. Essa inovação coloca o SUS em padrão similar ao de renomadas instituições internacionais da Europa e Ásia, mantendo a assistência integralmente gratuita aos usuários.
A implementação marca um avanço na transformação digital do sistema público de saúde brasileiro, potencializando a eficiência nos atendimentos de alta complexidade. A expectativa é de que futuras unidades sejam integradas à rede, reforçando o compromisso com a modernização e a qualidade do atendimento hospitalar em todo o país.
Acompanhe o Ora Veja para mais notícias em tempo real.