O Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro autorizou, de forma excepcional, a captação de água na Bacia Paraíba do Sul por parte do estado de São Paulo. A decisão foi formalizada por meio de um acordo assinado na sede da Agência Nacional de Águas (ANA), envolvendo representantes dos dois entes federais e estaduais.
A iniciativa busca reforçar o abastecimento do sistema Cantareira, que abastece a Região Metropolitana de São Paulo e atualmente opera com apenas 39% de sua capacidade. Segundo o documento, a liberação não afetará a logística de distribuição na região fluminense. A autorização terá validade até que o volume útil do sistema atinja 60%, momento em que a suspensão da captação deverá ocorrer. A medida busca prover suporte emergencial ao sistema paulista sem prejudicar o fornecimento de água na área do Rio de Janeiro. Não há previsão de novos desdobramentos além do acompanhamento da recuperação do volume de água no sistema Cantareira.
Acompanhe o Ora Veja para mais notícias em tempo real.