Ex-governador Wilson Witzel anunciou que pretende disputar o governo do Rio de Janeiro em 2026 e busca uma legenda para se filiar, com anúncio previsto para 4 de abril, segundo o Portal360. Cassado em 2021 e com direitos políticos suspensos por cinco anos, ele divulgou vídeo nas redes sociais defendendo sua volta à política.
Wilson Witzel adotou uma faixa de governador enquanto esteve no Palácio Guanabara/ Foto: André Gomes de Melo
Sem partido e de volta às redes sociais, o ex-governador Wilson Witzel anunciou nesta segunda-feira (9/2) que pretende concorrer novamente ao governo do Rio de Janeiro em 2026. Segundo o Portal360, ele está em busca de uma legenda e deve anunciar a filiação em 4 de abril.
Witzel foi afastado do cargo em 2020, no segundo ano de mandato, em meio a suspeitas de irregularidades na área da Saúde durante a pandemia. Em 30 de abril de 2021, foi cassado e teve os direitos políticos suspensos por cinco anos, punição que se encerra em 2026.
Em vídeo publicado no Instagram, Witzel afirmou que retorna como uma “segunda versão” de si. “Muitas pessoas me perguntam por que a população do Rio de Janeiro deveria dar uma nova chance”, disse.
Ele declarou ter vivido “os limites e as distorções do sistema político e administrativo” e afirmou ter enfrentado “o maior processo de linchamento público da história” local. Segundo ele, foi afastado “sem condenação definitiva e sem direito de defesa”.
O ex-governador comparou o possível retorno ao início do mandato, em 2019. Disse que chegou com energia para mudanças rápidas e agora se apresenta como alguém que aprendeu a priorizar o diálogo institucional e o planejamento.
Witzel mencionou ter pago um “preço político” antes do fim de todos os processos e indicou que, em sua avaliação, ainda há pontos a esclarecer. O anúncio de filiação, previsto para abril, deve indicar seus próximos passos para 2026.
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Acompanhe o Ora Veja para mais notícias em tempo real.