Na quarta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro realizou uma ação de vacinação contra o HPV no Instituto Nacional de Câncer (INCA). A iniciativa, realizada em parceria com o instituto e com a empresa MSD Brasil, teve como objetivo ampliar a adesão à imunização e reforçar a importância da prevenção do câncer do colo do útero.
A mobilização ocorreu em um momento de avanços nas estratégias de prevenção do doença pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Recentemente, medidas passaram a priorizar mulheres que apresentaram lesões intraepiteliais de alto grau ou adenocarcinoma in situ, e que foram submetidas a procedimentos cirúrgicos na região cervical.
Atualmente, a campanha busca sensibilizar a população feminina sobre a relevância da vacinação contra o HPV como ferramenta de proteção. A expectativa é de que ações como essa contribuam para o aumento na cobertura vacinal e a redução dos casos de câncer cervical no país. Não há informações detalhadas sobre novos desdobramentos ou próximas ações neste momento.
Acompanhe o Ora Veja para mais notícias em tempo real.