Entre os dias 22 e 26 de junho, 39 policiais de diferentes corporações, como a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Civil (PC), participaram de um treinamento intensivo de Patrulha Urbana. A atividade, realizada nas dependências do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), teve como propósito aprimorar as habilidades dos participantes para intervenções em áreas consideradas de alto risco.
O curso focou na atualização de técnicas de abordagem e em estratégias de busca em ambientes urbanos. Os policiais foram expostos a situações de alto estresse, visando desenvolver sua capacidade de resposta em ocorrências complexas. Essa formação é uma resposta às crescentes demandas de segurança pública e ao cenário atual de criminalidade.
Os organizadores destacam a importância de padronizar os procedimentos operacionais entre as diversas unidades, o que pode facilitar a cooperação em situações desafiadoras. Entretanto, moradores de algumas áreas urbanas ainda questionam se as ações e treinamentos são suficientes para enfrentar a criminalidade que afeta suas comunidades.
O impacto desse treinamento será observado na rotina das ações policiais. Como você avalia a eficácia dos treinamentos para a segurança pública em sua região?
Fonte: Instagram / @pmsctubarao5bpm