Na manhã desta quinta-feira, um pinguim-de-magalhães foi encontrado debilitado na faixa de areia da Prainha de Piratininga, em Niterói. O espécime foi resgatado por equipes da Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal e, em seguida, levado ao Instituto Eco Conservation, parceiro responsável pela reabilitação da fauna marinha.
O episódio ilustra um fenômeno comum no período de junho a setembro, quando esses pinguins deixam as águas geladas da Patagônia, abrangendo regiões da Argentina e do Chile, na busca por alimento. Durante sua migração, alguns acabam chegando ao litoral brasileiro exaustos, desidratados ou incapazes de retornar ao mar por conta própria.
Diante da ocorrência, a Guarda Municipal reforça orientações a moradores e turistas para observar e lidar com animais marinhos em situação de vulnerabilidade, incentivando o contato com as autoridades ambientais locais. A situação do pinguim seguirá sendo monitorada durante o processo de reabilitação.
Acompanhe o Ora Veja para mais notícias em tempo real.