Uma operação conjunta da Polícia Federal com autoridades do Reino Unido e dos Estados Unidos resultou na apreensão de 1,3 tonelada de cocaína em alto-mar, no domingo (1º), fora da costa brasileira. A ação contou com o apoio de uma fragata da Marinha francesa.
Ao todo, foram recolhidos 1.375 kg do entorpecente. O carregamento foi avaliado em 41 milhões de euros, o que corresponde a cerca de R$ 253 milhões na cotação desta terça-feira. A iniciativa integrou organismos internacionais especializados no combate ao tráfico transnacional, incluindo a agência britânica NCA e a norte-americana DEA.
Segundo a PF, a interceptação ocorreu após o compartilhamento, em janeiro de 2026, de informações operacionais que apontavam o uso de rotas oceânicas para o transporte de cargas ilícitas por organizações criminosas na América do Sul. As equipes estrangeiras receberam dados sobre rotas marítimas, padrões de navegação, logística dos grupos e o perfil de embarcações associadas a esse tipo de transporte.
Três tripulantes brasileiros foram entregues pela Marinha francesa às autoridades nacionais no Porto de Mucuripe, em Fortaleza, e encaminhados à Superintendência Regional da PF no Ceará.
Acompanhe o Ora Veja para mais notícias em tempo real.