O Ministério da Saúde lançou nesta sexta-feira (26) um programa experimental para avaliar a utilização da semaglutida no tratamento de casos graves de obesidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O medicamento, conhecido comercialmente como Ozempic e Wegovy, é popular por seu uso como “caneta para emagrecimento” nos últimos anos.
A informação foi divulgada pelo ministro Alexandre Padilha durante evento realizado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A primeira aplicação da substância em um paciente marcou o início formal da oferta do tratamento em um hospital federal. Na fase inicial, o estudo será conduzido com pacientes atendidos pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC).
A iniciativa faz parte do projeto-piloto Real-Bari, criado com o objetivo de avaliar a eficiência do tratamento, além dos efeitos clínicos e possíveis impactos relacionados ao uso da medicação no contexto do SUS. Os desdobramentos e futuras etapas do projeto ainda serão definidos conforme os resultados obtidos na fase inicial.
Acompanhe o Ora Veja para mais notícias em tempo real.