Investigações apontam que 17% dos policiais retiraram câmeras durante a Operação Contenção

PUBLICIDADE

Investigações apontam que 17% dos policiais retiraram câmeras durante a Operação Contenção

Uma investigação do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) revelou que 17% dos policiais participaram da Operação Contenção sem utilizar câmeras corporais, levantando questões sobre a transparência nas ações policiais. A operação, realizada em outubro do ano passado nos Complexos da Penha e do Alemão, tinha como objetivo principal desarticular o Comando Vermelho e resultou em mais de 120 mortes, incluindo cinco agentes de segurança.

O uso de câmeras corporais como instrumento de fiscalização é uma medida adotada em alguns batalhões, mas a ausência de equipamentos em uma fração significativa da operação levanta preocupações sobre a conduta dos policiais e a possibilidade de abusos. Moradores locais e especialistas afirmam que a falta de gravação pode dificultar o monitoramento das ações dos agentes em situações críticas.

As autoridades ainda precisam esclarecer os motivos que levaram não apenas aos altos números de fatalidades, mas também à não utilização de câmeras em ações que visam garantir a segurança da população. O caso precisa ser apurado para que se possa avaliar a efetividade dessas ferramentas de controle.

A transparência nas operações policiais é um tema de crescente relevância na sociedade. Como você avalia a utilização de câmeras corporais nas ações policiais?

Fonte: Instagram / @inovacarajasnoticiasoficial

Ver publicação original

Mais recentes

PUBLICIDADE