Como fica o clima? Inmet mantém alertas de “perigo” para tempestades

PUBLICIDADE



Mesmo com as altas temperaturas registradas neste sábado (31/1), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém alertas de tempestades para diversas regiões do Brasil neste fim de semana. Os avisos mais críticos, classificados como grau de “perigo”, permanecem ativos para este domingo (1º/2).
O alerta abrange estados do Norte, como Amazonas e Pará; do Centro-Oeste, incluindo Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Goiás; e todos os estados da região Sudeste.
Segundo o Inmet, há previsão de chuvas intensas, variando entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhadas de ventos de 60 a 100 km/h e risco de queda de granizo nas regiões com alerta.
O instituto destaca possíveis consequências das condições climáticas, como cortes de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos, descargas elétricas e danos a plantações.

Tipos de ciclones e impacto

No Norte e no Sudeste, há alerta especial para descargas elétricas e riscos à população, enquanto no Centro-Oeste o foco está em prejuízos agrícolas e alagamentos.
Apesar das tempestades, as altas temperaturas persistem em quase todas as regiões do país. No Norte e Nordeste, os termômetros variam entre 23°C e 24°C nas mínimas e 31°C a 35°C nas máximas.
No Centro-Oeste, mesmo com chuva, os valores vão de 21°C a 25°C nos períodos mais frescos e 27°C a 32°C nos momentos mais quentes do dia.

No Sudeste, Belo Horizonte registra mínima de 18°C e máxima de 26°C, enquanto São Paulo deve variar entre 18°C e 28°C. Já o Rio de Janeiro e Vitória seguem quentes, com máximas de 34°C e 33°C, respectivamente. No Sul, Curitiba terá temperaturas entre 16°C e 28°C, Florianópolis de 21°C a 29°C e Porto Alegre de 20°C a 28°C.
O Inmet recomenda atenção da população às condições do tempo, especialmente para quem trafega em rodovias, realiza atividades ao ar livre ou mora em áreas com risco de alagamento, ou queda de árvores.



Source link

Mais recentes

PUBLICIDADE