Ataques suspendem viagens de trem na Itália

PUBLICIDADE

Ataques à infraestrutura ferroviária perto de Bolonha interromperam viagens de trem na manhã deste sábado (7), no primeiro dia de programação dos Jogos de Inverno na Itália. Três incidentes causaram atrasos de até 2h30 em serviços de alta velocidade e regionais, segundo o Ministério dos Transportes, que classificou a ocorrência como “sabotagem grave”.

A infraestrutura ferroviária nas proximidades de Bolonha, no norte da Itália, foi alvo de ataque na manhã deste sábado (7), interrompendo viagens de trem no primeiro dia de programação dos Jogos Olímpicos de Inverno, de acordo com o Ministério dos Transportes.

A polícia relatou três incidentes em locais diferentes, que provocaram atrasos de até 2h30 em serviços de alta velocidade e regionais.

O ministério classificou o caso como ato de “sabotagem grave” e fez referência ao dia de abertura dos Jogos Olímpicos de Verão de 2024, em Paris, quando a rede TGV francesa foi atingida por sabotadores, causando transtornos nas viagens.

“Essas ações não mancham de forma alguma a imagem da Itália no mundo, uma imagem que os jogos tornarão ainda mais convincente e positiva”, afirmou o ministério, chefiado pelo vice-primeiro-ministro Matteo Salvini. As Olimpíadas de Inverno de Milão e Cortina acontecem de 6 a 22 de fevereiro.

Milão é coanfitriã dos Jogos de Inverno ao lado de Cortina, que pode ser alcançada de trem a partir de Veneza.

A ferrovia estatal Ferrovie dello Stato (FS) fechou temporariamente sua estação de trens de alta velocidade em Bolonha, mas informou que o tráfego voltou gradualmente ao normal até a tarde de sábado.

Segundo a polícia, uma cabine que abriga um mecanismo de desvio de trilhos foi incendiada antes do amanhecer em Pesaro, cidade próxima ao mar Adriático. Horas depois, cabos elétricos usados para detectar a velocidade de trens foram encontrados cortados em Bolonha, e um dispositivo explosivo caseiro foi identificado ao lado de um trilho em área próxima.

Ninguém reivindicou a autoria dos incidentes, que parecem ter sido coordenados.

Bolonha é um importante hub de linhas ferroviárias que ligam o leste ao oeste na Itália e também o principal eixo de conexão entre o sul e cidades do norte, como Milão e Veneza.


Acompanhe o Ora Veja para mais notícias em tempo real.

Mais recentes

PUBLICIDADE