A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (26) a manutenção da bandeira tarifária na cor amarela para o mês de julho no Brasil. Com essa decisão, consumidores residenciais e comerciais seguirão arcando com um adicional de aproximadamente R$ 1,88 por cada 100 kWh consumidos.
Desde abril, a bandeira amarela está vigente, e sua permanência no mês de julho marca o terceiro mês consecutivo. A Aneel atribui a continuidade dessa tarifa ao período tipicamente seco, que provoca a redução dos níveis de armazenamento nas principais hidrelétricas do país devido às condições climáticas.
O sistema de bandeiras tarifárias é uma ferramenta que permite ao consumidor acompanhar, ao longo do ano, o impacto das condições hidrológicas na formação dos preços da energia elétrica.
Acompanhe o Ora Veja para mais notícias em tempo real.