A Prefeitura de Itaboraí tem promovido a ampliação do acesso de estudantes da rede municipal às atividades esportivas realizadas nas escolas, por meio de ações da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), em colaboração com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Atualmente, o programa educacional e esportivo alcança 14 instituições de ensino do município.
O projeto, intitulado “Educação e Esporte Transformando a Escola”, tem como objetivo utilizar o esporte como ferramenta de formação integral. Além de incentivar a prática de hábitos saudáveis, a iniciativa visa promover o desenvolvimento físico, emocional e social dos alunos, buscando integrar a prática esportiva à rotina escolar. A proposta busca também estimular valores como disciplina, convivência e saúde entre os estudantes.
Na Escola Municipal Guilherme de Miranda Saraiva, localizada no bairro Ampliação, estudantes do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental participam regularmente de aulas de CrossFit, contribuindo para essa iniciativa de ampliação do esporte na educação municipal. O projeto continua em expansão, com planos de ampliar o número de escolas envolvidas e fortalecer as ações de inclusão esportiva na rede pública.
Acompanhe o Ora Veja para mais notícias em tempo real.