Na última sexta-feira (26), uma cerimônia em homenagem ao Dia Internacional de Luta Contra a Tortura foi realizada no Cemitério Ricardo de Albuquerque, sob organização do Grupo Tortura Nunca Mais/RJ. O evento ocorreu diante do Memorial Tortura Nunca Mais, que fica no local, e contou com a presença de familiares de desaparecidos políticos, estudantes, pesquisadores e integrantes de entidades de Direitos Humanos.
A data, reconhecida internacionalmente desde 1997 por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), visa promover a conscientização sobre a necessidade de eliminar a prática da tortura globalmente. A cerimônia buscou reforçar essa mensagem de combate, reunindo diferentes atores comprometidos com a causa dos direitos humanos.
Atualmente, o evento serve como momento de reflexão e mobilização, mantendo o foco na luta contra a tortura e na busca pela justiça para as vítimas. A expectativa é que atividades similares continuem a ocorrer, com o objetivo de sensibilizar a sociedade e fortalecer a memória das vítimas.
Acompanhe o Ora Veja para mais notícias em tempo real.