A Cedae prevê concluir até este sábado (7/2) o reparo da tubulação rompida na ETA Guandu, em Nova Iguaçu, que reduziu a produção de água para 55%. A normalização será gradual após a manutenção, e a companhia aciona ressarcimento e apoio a moradores afetados.
Foto: Daniel Martins/DIÁRIO DO RIO
A Cedae informou que pretende concluir até o fim deste sábado (7/2) o conserto da tubulação rompida na Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu, em Nova Iguaçu. Técnicos trabalham no reparo desde 19h30 de sexta-feira (6/2), o que exigiu a redução da produção de água tratada. Segundo a companhia, o sistema opera com 55% da capacidade e, após o fim da manutenção, a normalização será gradual.
O vazamento começou na quinta-feira (5/2), atingindo imóveis na região. Agora, os técnicos fazem um segundo reparo na tubulação. Logo após o incidente, a Cedae acionou equipes de Trabalho Social e Segurança Patrimonial para identificar moradores com imóveis e bens danificados e viabilizar o ressarcimento em prazo curto.
“Os funcionários realizaram o trabalho de cadastramento dos moradores e iniciaram o inventário dos danos para garantir o ressarcimento no menor prazo possível”, informou a Cedae.
A ocorrência foi acompanhada pela Defesa Civil. A seguradora contratada pela companhia também vistoriou automóveis atingidos e, de acordo com a Cedae, as indenizações aos proprietários devem começar a ser pagas a partir de segunda-feira (9/2).
A empresa diz que iniciou a limpeza dos imóveis na sexta-feira (6/2), com previsão de conclusão até domingo (8/2). No levantamento feito até o momento, foram identificados 18 imóveis residenciais (dez deles não habitados), 11 imóveis comerciais, seis salas comerciais e um imóvel de uso religioso (sem atividade) afetados pelo vazamento.
Para as famílias que precisaram sair de casa, a companhia afirma que providenciou hospedagem em pousadas, com despesas custeadas. Desde quinta-feira (5/2), segundo a Cedae, também há distribuição de água e alimentação para os moradores impactados.
As equipes seguem mobilizadas no entorno da ETA Guandu neste sábado (7/2) e no domingo (8/2) para atendimento aos moradores. A companhia informou ainda que as concessionárias responsáveis pela distribuição de água na área atendida pelo Sistema Guandu foram comunicadas sobre a redução temporária na produção.
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Acompanhe o Ora Veja para mais notícias em tempo real.