A Secretaria de Saúde de São Gonçalo realiza duas ações de prevenção a ISTs/HIV antes do Carnaval, com distribuição gratuita de preservativos, orientações e testagens. As atividades acontecem em 9 de fevereiro, na Praça Dr. Luiz Palmier (9h às 13h), e em 12 de fevereiro, no Shopping Pátio Alcântara (10h às 15h).
Com o tema “Carnaval com Saúde – Ação de Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis/HIV (ISTs/HIV)”, a coordenação do Programa IST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde de São Gonçalo promoverá dois eventos de conscientização pré-Carnaval. O primeiro será no dia 9 de fevereiro, na Praça Dr. Luiz Palmier, no Centro, das 9h às 13h. A segunda atividade ocorrerá no Shopping Pátio Alcântara, no dia 12, das 10h às 15h.
“A iniciativa fundamenta-se na necessidade estratégica de intensificar a conscientização sobre as ISTs durante o período carnavalesco, visando reduzir a vulnerabilidade da população por meio da prevenção combinada. O projeto prevê a disseminação de informações qualificadas sobre Profilaxia Pré-exposição (PrEP), Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e a oferta de insumos preventivos”, explicou a coordenadora do programa, Monique Gonzales.
Nas duas ações, serão distribuídos preservativos (masculino e feminino), gel lubrificante e autoteste para HIV, além de orientações sobre prevenção e aconselhamento individualizado em saúde sexual. No Pátio Alcântara, haverá ainda testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C, com possibilidade de diagnóstico precoce e encaminhamento quando necessário.
“Sempre realizamos ações de conscientização nesse período pré-carnavalesco em locais com grandes aglomerações. A iniciativa reforça o compromisso com a promoção da saúde, o acesso à informação e a prevenção, incentivando a população a curtir o Carnaval com responsabilidade e cuidado. Informação e prevenção nunca são demais”, disse a subsecretária de Saúde Coletiva, Thainá Fratane.
Em São Gonçalo, preservativos estão disponíveis gratuitamente em postos de saúde, clínicas, polos sanitários e PAMs, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Para testagem rápida, há diversos locais disponíveis (veja abaixo).
Quem deseja evitar a infecção por HIV/Aids antes de uma exposição de risco pode utilizar a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), que cria uma barreira de proteção contra o vírus HIV, com 98% de eficácia. O objetivo é prevenir, não tratar ou curar a doença.
Quem teve relação sexual desprotegida pode recorrer à Profilaxia Pós-Exposição (PEP), que deve ser iniciada em até 72 horas após a possível exposição ao vírus HIV. O tratamento com antirretroviral tem 98% de eficácia quando utilizado corretamente.
Unidades com tratamentos, de segunda a sexta, das 8h às 17h
HIV:
– Policlínica Gonçalense de Referência para Doenças Crônicas e Transmissíveis, Parada 40;
– Polo Sanitário Hélio Cruz, Alcântara;
– Clínica da Família Dr. Zerbini, Arsenal.
Hepatite B e C:
– Policlínica Gonçalense de Referência para Doenças Crônicas e Transmissíveis, Parada 40.
Sífilis:
– Polo Sanitário Hélio Cruz, Alcântara;
– Polo Sanitário Jorge Texeira de Lima, Jardim Catarina;
– Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, Porto do Rosa;
– Polo Sanitário Washington Luiz Lopes, Zé Garoto;
– Polo Sanitário Augusto Sena, Rio de Ouro;
– Clínica Municipal Gonçalense do Barro Vermelho;
– Clínica da Família Dr. Jardel do Amaral, Venda da Cruz;
– Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo;
– Clínica Municipal Euryclides de Jesus Zerbini, Arsenal;
– Policlínica Gonçalense de Referência para Doenças Crônicas e Transmissíveis, Parada 40.
Locais de atendimento da PrEP (sem marcação: de segunda a sexta, das 8h às 17h)
– Policlínica Gonçalense de Referência para Doenças Crônicas e Transmissíveis, Parada 40;
– Polo Sanitário Hélio Cruz, Alcântara;
– Clínica da Família Dr. Zerbini, Arsenal.
Locais de atendimento da PEP (sem marcação: de segunda a sexta, das 8h às 17h)
– Polo Sanitário Hélio Cruz, Alcântara;
– Polo Sanitário Washington Luiz Lopes, Zé Garoto;
– Polo Sanitário Augusto Sena, Rio do Ouro;
– Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, Portão do Rosa;
– Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, Jardim Catarina;
– Clínica Gonçalense do Mutondo;
– Clínica Gonçalense do Barro Vermelho;
– Clínica da Família Dr. Zerbini, Arsenal;
– Policlínica Gonçalense de Referência para Doenças Crônicas e Transmissíveis.
Urgência e Emergência, diariamente após 17h
– Pronto Socorro Central, Zé Garoto;
– Pronto Socorro Infantil (PSI), Zé Garoto – crianças até 14 anos;
– Umpa de Nova Cidade;
– Umpa do Pacheco.
Locais de testagem rápida
– Postos de saúde (com exceção da Unidade de Saúde da Família de Neves), de segunda a sexta, das 8h às 17h (exceto feriados);
– Polos sanitários – Hélio Cruz, Alcântara; Dr. Augusto Sena, Rio do Ouro; Paulo Marques Rangel, no Porto do Rosa; e Jorge Teixeira de Lima, em Jardim Catarina – de segunda a sexta, das 8h às 17h. Já o Washington Luiz, Zé Garoto, realiza o exame às quartas, das 8h às 17h;
– Policlínica Gonçalense de Referência para Doenças Crônicas e Transmissívei, Parada 40, de segunda a sexta, das 8h às 17h;
– Clínica Gonçalense Dr. Zerbini, no Arsenal, de segunda a sexta, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 13h.
Acompanhe o Ora Veja para mais notícias em tempo real.