
Imagem meramente ilustrativa de composição do MetrôRio – Foto: Reprodução/Internet
Em operação desde 2019 no MetrôRio, a tecnologia NFC para pagamento de passagens por aproximação foi um grande sucesso em 2025, ano em que a concessionária registrou mais de 20 milhões de transações efetivadas.
O volume de pagamentos supera os 18,7 milhões realizados no ano anterior – o que representa um crescimento de 10% no total de transações entre um ano e outro, segundo a Tupi.
A inciativa, que é pioneira na América Latina, está presente em todas as 41 estações do MetrôRio. Desde a sua implantação em 2019, já foram concretizados 71 milhões de pagamentos por aproximação.
Os cartões de crédito e débito concentraram 55% das transações em 2024; quando 45% dos pagamentos por aproximação foram feitos por celulares, relógios e pulseiras.
A frequência do uso do recurso foi, em média, duas vezes por dia.
As estações onde a tecnologia foi mais utilizada foram Jardim Oceânico/Barra da Tijuca, com 8,4% dos embarques; e Botafogo, com 8,1% e Carioca/Centro, com 8,0% das passagens pagas por aproximação.
Em grandes eventos, como o pré-carnaval no Centro e ensaios na Marquês de Sapucaí, jogos no Maracanã e acesso às praias da Zona Sul e da Barra, a tecnologia NFC é fortemente utilizada.
O pagamento pode ser feito com cartões de crédito e débito das bandeiras Visa, Elo e Mastercard, além de carteiras digitais.
Receba notícias no WhatsApp e e-mail